terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Iniciar a prática

Ache um local que não seja incomodado e nem incomode, em seguida, coloque uma toalha pequena no ombro (perto do pescoço) e ajuste bem o violino no seu corpo. Existe um acessório chamado espaleira e não recomendei sua compra por não achá-lo essencial (existe uma discussão no fórum do Cifra Club sobre seu uso).

Agora pegue o arco e toque cada corda separadamente, a posição da ponte (aquela madeira que sustenta as cordas) fica no meio do F. Se não soar é simplesmente falta de breu, então passe mais um pouco (uma dica que recebi foi raspe um pouco com uma faca - não precisa exagerar). Com o afinador verifique o som que realmente está saindo de cada corda, que deve ser G-D-A-E da mais grossa a mais fina.

Devemos praticar bem os exercícios de aquecimento a fim de evitar qualquer problema na musculatura do braço. Agora vamos realizar nosso primeiro exercício, pressionando a corda G encontramos a nota A (identifique sua posição com o afinador), um pouco mais abaixo a nota B e abaixo desta a nota C a próxima nota será a D que deverá soar de forma idêntica a próxima corda. Então o exercício é simples, toque G-A-B-C, passe para a próxima corda e toque D-E-F-G, passe para a próxima corda e toque A-B-C-D e passe para a próxima corda e toque E-F-G-A. Execute com calma e permita que todas as notas soem perfeitamente.

Agora baixe a apostila contendo mais exercícios, recomendo sua prática por pelo menos 10 minutos:
Obrigado e até a próxima
Fernando Anselmo

0 comentários:

Postar um comentário